top of page

Alimentação saudável e orgânica.


A qualidade da alimentação é um fator de extrema importância para os pais no momento de escolher a escola dos filhos. Por receber crianças a partir de 4 meses de idade, a escola de educação infantil deve estar preparada para acompanhar de forma responsável e educativa todas as suas fases alimentares, incluindo a introdução alimentar. Comprometida com a promoção de uma alimentação mais saudável, a Uirandê oferece aos alunos um cardápio variado e de qualidade, com a inclusão de alimentos orgânicos, priorizando produtos naturais e evitando o uso de industrializados.

O contato com os alimentos começa em hortas espalhadas pela escola.

Berçário Uirandê


Ao entrar no berçário, o bebê recebe um cardápio individualizado, de acordo com sua idade e necessidades, que é planejado pela nutricionista juntamente com os pais. A cada introdução de alimentos novos ou qualquer outra mudança na alimentação, esse cardápio é atualizado. Trata-se de uma fase alimentar bem delicada, e é imprescindível uma integração maior entre a escola e a família, pois o bebê está vivenciando muitas mudanças de rotina e se adaptando ao novo espaço e à nova alimentação. Para os pais é um momento de dúvidas, separação e também de adaptação ao ambiente escolar.


Baby-Led-Weaning: desmame guiado pelo bebê.

Além das refeições diárias, os bebês experimentam novos alimentos através do método BLW, que consiste em oferecer a comida em pedaços, em formas e tamanhos que eles sejam capazes de segurá-la com as mãos e levá-la à boca. Essa técnica desenvolve a autonomia e a percepção de texturas e sabores diferentes, além de incentivar a mastigação.


A Uirandê apoia o aleitamento materno e oferece condições adequadas para que esse vínculo não seja rompido na chegada à escola. Assim, as lactantes têm livre acesso ao berçário nos horários de amamentação, além disso, podem enviar o leite materno para que seja armazenado e oferecido durante o dia.

Alimentação nos grupos de 1 e 2 anos


O açúcar não deve fazer parte do cardápio das crianças até os dois anos de idade. Na Uirandê essa restrição é mantida até que as crianças cheguem ao grupo 3. Por ser uma fase muito importante na formação dos hábitos alimentares, o estímulo ao conhecimento de novos sabores faz parte da rotina das crianças. É o momento de acostumá-los ao colorido das refeições e insistir na aceitação dos vegetais, uma vez que por volta dos 2 anos há redução do apetite e maior seletividade em relação aos alimentos.


Educação nutricional

Aula de culinária experimental com parte dos ingredientes saindo da nossa horta.


A educação nutricional está inserida no projeto pedagógico da Uirandê, com atividades como oficinas de culinária, degustação de novos alimentos, valorização da alimentação regional e orgânica, preparo de receitas de outras culturas, participação na preparação do cardápio do dia, cultivo da horta, feira na escola e interação com as cozinheiras. As crianças são estimuladas pela equipe do bem-estar para que exponham sua avaliação e solicitações a respeito da alimentação na escola. Todas essas ações melhoram de forma significativa a aceitação dos alimentos, principalmente de frutas, legumes e verduras. As atividades de educação alimentar são planejadas com a nutricionista, pedagogos e professores para que sejam adequadas à idade, ao projeto desenvolvido e atendam às dificuldades alimentares específicas de cada turma.

Inclusão alimentar

Projeto feira do quilo: estimulante, enriquecedor e saudável.


É muito importante que a escola mantenha práticas de integração das crianças que necessitam de cuidados alimentares especiais. A Uirandê tem um atendimento nutricional especial para as crianças com alergias, intolerâncias ou restrições alimentares, disponibilizando um cardápio diferenciado e proporcionando uma alimentação inclusiva em eventos e festas.








Alimentação e meio ambiente


Valorizar o meio ambiente é fundamental quando queremos uma alimentação mais natural e sustentável. As crianças participam do cultivo de uma horta de temperos e hortaliças, o que propicia um contato maior com os alimentos, a noção de como estes chegam até o prato e a importância de evitar desperdícios. Os produtos dessa horta são colhidos pelos alunos e utilizados na cozinha da escola para o preparo de suas próprias refeições.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page